quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Curso de Banho e Tosa em Praia Grande 13 3395-1176

Comportamentos e hábitos do cachorro 

hábitos dos cachorros

Embora seja tentador oferecer uma resposta única para cada um dos hábitos dos cachorros, a verdade é que, em geral, as explicações são apenas hipóteses. Algumas mais, outras menos fundamentadas. 
De fato, ninguém duvida que, como descendentes dos lobos, os cães tenham herdado comportamentos de seus ancestrais. No entanto, a domesticação canina mudou radicalmente o estilo de vida dos cachorros. Com ela, diversos outros comportamentos ligados, principalmente ao tédio e à ansiedade, também foram surgindo. 

Por que os cachorros cavam a caminha? Uma pergunta, várias respostas 


1. Deixe o local de dormir mais seguro e confortável 

Quando olhamos para a caminha macia e confortável do nosso filho de quatro patas, não faz sentido que eles precisem “amaciá-la” antes de dormir. Não leve para o pessoal! Para alguns especialistas, os hábitos do cachorro nada tem a ver com o conforto que ela proporciona, mas é apenas um instinto herdado dos lobos. 

Isso ocorre porque, na natureza, os canídeos dependiam desse “amaciamento” da grama e de outras superfícies não só para conforto, como também para ficarem mais escondidos e se refrescarem, removendo a superfície mais quente do solo ao cavar. Para esses especialistas, o cachorro cavando seria um reflexo disso. 

2. Marcação de território 

Outra hipótese levantada por especialistas do porquê cachorros cavam a caminha antes de dormir diz respeito à necessidade de marcação de território. Assim como os gatos, os cães também possuem feromônios em seus coxins (almofadinhas das patas). Esses, por sua vez, são mais facilmente liberados no ato de cavar. 

Sendo assim, de acordo com essa teoria, cavar a caminha seria uma forma de o cão mostrar que aquele é o lugar dele. Isso também explica, em parte, por que os cães às vezes insistem em cavar mesmo superfícies rígidas, como o assoalho. 

3. Investigação de elementos suspeitos 

Para alguns especialistas, os cães também querem ter certeza de que o local em que vão dormir é seguro. Sendo assim, quando sentem algum odor desconhecido, eles podem começar a cavar a caminha a fim de descobrir a origem do cheiro, seja ela qual for. 

4. Ansiedade 

Lembra que dissemos, no início da matéria, que o estilo de vida moderna também desencadeou certos comportamentos nos pets? Pois bem, a falta de estímulos e o isolamento ao longo do dia fazem com que os cães se tornem mais ansiosos e propensos a apresentar certos comportamentos estereotipados. 

É o caso de hábitos do cachorro como coceira excessiva sem causa externa, lambedura das patinhas e, sim, cavar repetidamente a caminha para pet. Se o seu amigo  cava a caminha de cachorro, chegando até a destruí-la, mas não deita em seguida, é provável que a ansiedade esteja por trás disso. 

Escolha opções de caminha confortáveis 

Lembrando que uma caminha confortável e de tamanho adequado é essencial para prevenir problemas de coluna no pet e também para que ele tenha noites de sono mais tranquilas. Portanto, procure passar mais tempo com ele, passeie todos os dias e faça enriquecimento ambiental na casa a fim de estimulá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário